Data-Driven Design é uma metodologia que utiliza a coleta e análise de dados para criar soluções mais eficientes, baseando decisões em resultados quantificáveis em vez de intuição.
Essa abordagem faz parte de uma cultura orientada a dados, onde problemas são analisados através de processos estruturados, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e melhorem seus resultados.
Diagnóstico
Realização de entrevistas
Nessa etapa são realizadas entrevistas com stakeholders, colaboradores e clientes para entender o contexto e os desafios enfrentados pela empresa.
Discovery
Mapeamento para análise de dados
Aqui é feito o mapeamento de como a empresa se organiza hoje para analisar dados. A partir disso entendemos como a empresa funciona, explorando quais são os domínios da empresa, tecnologias, stakeholders. Por fim, analisamos como os dados existente são analisados e classificamos em tipos de relatórios.
Brainstorming
Sessões de Brainstorming
De posse de todas as informações da empresa, reunimos uma equipe multidisciplinar (incluindo especialistas em dados). E realizamos sessões de brainstorming para gerar ideias sobre como os dados podem resolver os desafios identificados, criando oportunidades de produtos de dados.
Roadmap
Listagem dos marcos importantes
Listamos os marcos cruciais para uma jornada data-driven bem-sucedida, como “Implementação de um Data Lake”, “Desenvolvimento de um Dashboard Executivo” e “Integração de Dados de Marketing”. Em seguida, priorizamos esses marcos considerando sua urgência e impacto. Com base nessa análise, definimos uma ordem lógica, identificando as dependências entre os marcos. Por exemplo, a construção do Data Lake pode ser essencial antes do desenvolvimento do Dashboard Executivo. Por fim, designamos os responsáveis por cada marco e estabelecemos prazos realistas para sua conclusão.